Bem conhecido de todos os Heinkelistas em Portugal, Hans foi um dos pioneiros da história da Heinkel em Portugal e um dos principais responsáveis pela implantação da marca entre nós.
Foi logo no principio dos anos cinquenta que viajando entre Alemanha e Portugal, acompanhou e apoiou em Lisboa as primeiras importações destas scooters, na altura feitas por um comerciante alemão radicado em Portugal importador de máquinas de escrever!
Com o sucesso de vendas no segmento a que se destinavam, foi necessário tratar de oferecer assistência técnica especializada e qualificada sendo tal papel assumido por uma pequena oficina de mecânicos especializados em motas de corrida, de quem Hans era bom amigo, por ser lá que lhe preparavam a sua Royal Enfield para as provas em que participava. Apesar de estarem habituados com motos de corrida, os elementos desta oficina começaram a entusiasmar-se com a qualidade e robustez destas scooters, tendo decidido criar em 1955 a firma Simotal, que passou a ser o importador oficial em Portugal.
Hans, por essa altura, estudava na Universidade de Engenharia de Munique, tendo assumido a responsabilidade pelas traduções para Português dos prospectos e manuais Heinkel. Era também o intermediário nas negociações entre a Simotal e a fábrica de Estugarda, ajudando ainda a esclarecer dúvidas técnicas. Rapidamente a Simotal assumiu um dos primeiros lugares no ranking dos distribuidores no estrangeiro, tendo importado para cima de 2200 veículos Heinkel para o mercado Português.
Tendo-se reformado à cerca de 15 anos, passou a gastar grande parte do seu tempo na sua terra natal e assim voltou a poder apoiar de novo as Heinkel no nosso país, ajudando nos restauros e trazendo peças do clube. Mais recentemente o seu irmão, Klaus Dietrich Schulz, assumiu essa função e hoje em dia os entusiastas desta marca em Portugal são já mais de duas centenas.
No passado mês de Janeiro, Hans deixou-nos, vitima de doença grave, mas tendo continuado até ao fim a viver em pleno a sua paixão pela vida e pelas Heinkel, tendo faz agora um ano, participado num passeio de motas antigas onde rolou mais de três centenas de Km's... ao volante de uma Heinkel, claro.
Obrigado.