Heinkel 112

Os modelos mais conhecidos das Scooters Heinkel são a gama Tourist e a Typ 14. No entanto a marca fez ainda algumas incursões mais ou menos experimentais noutros segmentos com a Perle de 50cc e quadro integralmente de alumínio e ainda um modelo de 125cc, o Heinkel 112, que nunca chegou a ser produzido. Acredita-se que foram fabricados apenas 5 protótipos, cujo paradeiro tem sido um mistério.
Estes cartazes publicitários e esta mão cheia de fotos é quase tudo o que se conhece do modelo. A ideia seria criar um scooter ágil e citadina, segmento de mercado dominado pelas Italianas.





Até à pouco tempo.
Em Julho deste ano, apareceu à venda na Alemanha uma scooter incompleta de modelo desconhecido e a ostentar o logótipo da Heinkel na tampa do motor! Avisado por um sócio, de imediato o clube alemão a adquiriu e analisou ao pormenor.
Trata-se efectivamente do protótipo da 112! Tem o Nº de quadro 112V4, rodas 3,50-10 (curiosamente nos cartazes ela aparecia com rodas bem maiores, 12 ou mesmo 14), motor de arranque, carburador Bing 1/20/46 com colector de admissão em borracha, entre outros pormenores que serão num futuro breve divulgados, pois ao que parece já começou a reconstrução deste achado.








A história faz-se hoje também.

Informação adicional:

A intenção da Heinkel com esta scooter seria apontar para o mercado feminino e para uma melhor adequação ao uso citadino. Esta 125cc chegou a ser apresentada em 1956 na exposição de Frankfurt. Anunciava-se uma potência de 6.25 Hp, com um peso de apenas 105 Kg e velocidade de ponta de 82 Km/h. Seria a primeira scooter a ser equipada com jantes Tubeless! O seu preço chegou a ser fixado nos 228€, cerca de 24€ mais barata que a Tourist, mas ainda assim 24€ mais cara que a Lambretta 125.

3 comentários:

Rui Tavares disse...

Entretanto consegui mais alguma informação.
A intenção da Heinkel com esta scooter seria apontar para o mercado feminino e melhor adequação a uso citadino. Esta 125cc chegou a ser apresentada em 1956 na exposição de Frankfurt. Anunciava-se uma potência de 6.25 Hp, com um peso de apenas 105 Kg e velocidade de ponta de 82 Km/h. Seria a primeira scooter a ser equipada com jantes Tubeless! O seu preço chegou a ser fixado nos 228€, cerca de 24€ mais barata que a Tourist, mas ainda assim 24€ mais cara que a Lambretta 125.

Paul Markham disse...

This is very exciting news. I look forward to the next instalment. And more photos!
Paul in Australia

Rui Tavares disse...

Hi Paul. This is happening right now in Germany and if I know any evolution I will tell here